21/3/2024
9 dicas para uma decoração minimalista e funcional no quarto

O quarto é um dos espaços mais importantes da nossa casa e é essencial que nele possamos descansar e nos sentir bem após um longo dia.

O quarto é um dos espaços mais importantes da nossa casa e é essencial que nele possamos descansar e nos sentir bem após um longo dia. Em meio aos diversos estilos de decoração disponíveis, o minimalismo destaca-se como uma escolha que não apenas transforma visualmente o ambiente, mas também traz benefícios tangíveis para nossa qualidade de vida. 

Neste texto, vamos explorar as vantagens deste estilo e trazer nove dicas práticas para tornar seu espaço mais elegante e funcional.

O que é minimalismo?

Este estilo, aplicável em diversas áreas como a moda e a arquitetura, preza pela simplicidade, eliminando excessos. A máxima de "menos é mais" resume bem a filosofia por trás dessa estética, que tem como objetivo criar ambientes visualmente limpos, promovendo uma maior sensação de descanso e tranquilidade.

Benefícios de ter um quarto minimalista

  • Redução de estresse: com cores suaves e poucos elementos decorativos, cria um ambiente livre de distrações, ideal para momentos de relaxamento;
  • Melhora a qualidade do sono: por não possuir tantos estímulos visuais, o quarto minimalista se transforma em um refúgio;
  • Mais espaço para movimentação: esse estilo possibilita a criação de ambientes mais amplos, permitindo uma circulação mais fluida.

Como decorar um quarto minimalista

Confira abaixo nove dicas para deixar este ambiente bonito e funcional - da escolha da paleta de cores até a organização.

1. Cores neutras, como branco, cinza e bege: para criar um espaço leve e elegante. Esses tons podem ser utilizados nas paredes, nos móveis e em objetos decorativos, proporcionando uma harmonia visual.

2. Aposte na iluminação: luminárias e abajures são essenciais para produzir uma atmosfera acolhedora. Utilize tecidos leves nas janelas - como o linho ou o voil - para equilibrar a luz e manter a privacidade.

3. Escolha móveis funcionais: opte por peças com design clean e funcionalidades práticas, como camas com baú para otimizar o espaço.

4. Crie áreas de armazenamento: mantenha a organização com prateleiras, cestos e caixas organizadoras, evitando o acúmulo de objetos desnecessários.

5. O local de descanso ideal: invista em um bom colchão e em roupas de cama confortáveis, preferencialmente em cores coordenadas para manter a limpeza visual.

6. Use texturas: elas podem ser aplicadas em almofadas e tapetes na mesma paleta, proporcionando aconchego.

7. Dê vida ao ambiente: introduza elementos decorativos sutis, como plantas em vasos, para criar uma área mais viva e relaxante.

8. Organização do quarto: mantenha a harmonia entre móveis e acessórios, evitando excessos. Doe objetos não utilizados e, antes de adquirir novos itens, pense se eles são realmente necessários para o cômodo.

9. Quarto de bebê: o minimalismo é aplicável até mesmo em quartos de bebês. Priorize o essencial, utilize tons pastel nas paredes e organize-o com nichos e prateleiras.

Experimente aplicar essas dicas na decoração do seu quarto minimalista e transforme-o em um espaço acolhedor e funcional, tornando seus dias ainda mais agradáveis.

E se estiver pensando em redecorar seu quarto ou a sua casa, entre em contato com o Studio de Paula e conheça nossos serviços. Clique aqui e fale conosco!

*Texto por: Ana Paula Ferreira

News
Decorando com estilo: 9 dicas para ambientes mais bonitos em casa

Você já se pegou navegando em sites de decoração e se perguntando como trazer aquela atmosfera encantadora para dentro da sua casa? 
News
A elegância da cor greige na decoração: como usar e combinar com estilo?

Se você está em busca de uma cor que transmite suavidade e leveza, o greige pode ser a escolha ideal para a decoração dos seus ambientes.
Inscreva-se em nossa newsletter

Stay up to date with our newest collections, latest deals and special offers! We announce new collection every three weeks so be sure to stay in touch to catch the hottest pieces for you.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.