Quando fazemos uma reforma ou até mesmo um projeto do zero, é necessário pensar em absolutamente todos os detalhes. Um dos itens mais importantes para que o seu ambiente fique bem iluminado e ventilado são as janelas.
É preciso considerar diversas características para escolher a melhor posição e o tamanho ideal, porque elas influenciam em todo o espaço. Além disso, existem vários estilos e tipos de janelas, o que aumenta o seu leque de possibilidades para deixar o ambiente ainda mais personalizado.
Neste texto, eu vou te contar quais são os principais modelos de janelas e qual é a escolha ideal para o projeto da sua casa! Olha só:
Janela de abrir
Geralmente possuem duas folhas que se abrem para fora ou para dentro do cômodo, sendo parecidas com portas. Permitem boa entrada de luz natural e de ar.
Janela de correr
Essa é uma das mais comuns, principalmente em apartamentos e em cômodos como salas, quartos e cozinhas. São fáceis de lidar, limpar e ainda simplificam o controle da ventilação.
Janela veneziana
Este tipo de janela geralmente possui seis folhas, sendo ideal para ambientes que possuem muito sol durante o dia ou para pessoas que querem mais privacidade. Por isso, são mais utilizadas em quartos e escritórios. Por conta do seu formato, a não oferece tanta ventilação, então não são indicadas para quem mora em cidades muito quentes.
Janela basculante
Este modelo é mais utilizado em banheiros e cozinhas. É possível regular a abertura das folhas através de uma alavanca na lateral, trazendo mais versatilidade ao dia a dia.
Janela maxim-ar ou projetante
É semelhante à basculante, mas a diferença é que toda a folha se projeta para fora do ambiente, podendo ter uma abertura de até 90°. Esse modelo permite que o cômodo tenha uma ótima ventilação, além de proporcionar uma boa luminosidade. A única desvantagem é a dificuldade em limpar, quando instalada em locais altos.
Janela camarão
Neste formato, a janela corre e as folhas se dobram ao mesmo tempo, possibilitando uma abertura quase que total do espaço. é uma boa escolha para quem quer levar mais dinamismo e volume para a área externa da casa, por exemplo.
Por influenciarem na iluminação natural da sua casa, as janelas precisam ser bem pensadas e escolhidas. São muitas possibilidades e, ainda, é possível combiná-las com o seu estilo e com a decoração escolhida, trazendo harmonia e frescor para os ambientes.
Para entender qual é o tipo de janela ideal para o projeto, conte com a ajuda de um arquiteto experiente e que consiga transmitir a sua essência em todos os detalhes. Para isso, confie no Studio de Paula!
Entre em contato e vamos conversar!
+55 41 99964-5744
Texto por: Camila Rodrigues
Fique por dentro de todas as novidades e tendências do universo da arquitetura!
Desenvolvido por MAVERICK 360