19/1/2024
O poder das cores e estampas na decoração: guia completo para harmonizar seu ambiente

Ao decorar um espaço você tem a oportunidade de expressar a sua personalidade. Apesar de proporcionar um leque de possibilidades, a combinação de cores e estampas pode parecer bastante desafiadora.

Ao decorar um espaço você tem a oportunidade de expressar a sua personalidade. Apesar de proporcionar um leque de possibilidades, a combinação de cores e estampas pode parecer bastante desafiadora. De maneira geral, o segredo está na harmonia!

Neste artigo você vai encontrar algumas dicas para explorar esse universo com elegância e sem sobrecarregar o seu ambiente. Confira.

Tipos de estampas

As estampas - de florais delicados a padrões geométricos modernos - oferecem variedade para a decoração. O floral traz a suavidade da natureza, enquanto o listrado e o poá adicionam uma atemporalidade elegante. Para um toque mais ousado, existem as étnicas e de animal print. Mas, além dessas, há muitas outras opções: liberty, folhagens, xadrez, pied-de-poule, tantan, paisley… a lista é infinita!

Combinando cores e estampas

  1. Escolha uma base neutra

Uma das melhores formas de evitar exageros é escolher uma cor neutra. Branco, bege e cinza criam um cenário perfeito para introduzir padrões de desenhos. Uma parede estampada em um espaço com mobília em madeira, por exemplo, concede um equilíbrio visual.

  1. Crie contrastes harmoniosos

O contraste é importantíssimo para destacar elementos. Uma estampa floral em tons pastel pode ser realçada por uma almofada vibrante. Os tons complementares ou análogos do círculo cromático também oferecem combinações mais equilibradas ou mais ousadas, de acordo com o seu gosto.

  1. Use a estampa como um guia 

Iniciar a decoração a partir da estampa escolhida pode ser um ótimo ponto de partida. Usar uma das cores predominantes dela como base para outros componentes ajuda a manter a harmonia no espaço.

  1. Tom sobre tom = elegância garantida

A técnica de utilizar variações da mesma cor em diferentes objetos do ambiente cria um efeito suave e sofisticado. Vermelho + terracota ou azul bebê + azul royal são exemplos de tonalidades que se complementam.

  1. Aposte em acessórios estampados e conquiste versatilidade

Itens como almofadas, quadros ou tapetes estampados são ideais para alterações descomplicadas na decoração, evitando a monotonia e a necessidade de uma reforma completa.

  1. Atemporalidade de estampas com cores neutras

O preto, o branco e o cinza em estampas clássicas como as listras e o poá oferecem versatilidade e permitem que os objetos decorativos se destaquem. Além disso, você pode utilizá-los por muito tempo no seu espaço, afinal eles nunca sairão de moda!

A arte de combinar cores e estampas na decoração requer experimentação e criatividade. Explore essas dicas para transformar seu espaço em um reflexo autêntico de sua originalidade e estilo. 

Caso precise de ajuda entre em contato com o Studio de Paula. Clique aqui e fale conosco!

*Texto por: Ana Paula Ferreira

News
A elegância da cor greige na decoração: como usar e combinar com estilo?

Se você está em busca de uma cor que transmite suavidade e leveza, o greige pode ser a escolha ideal para a decoração dos seus ambientes.
News
Saiba quais são as etapas de um projeto de arquitetura

É comum que a grandiosidade de um projeto de arquitetura cative os olhos e o coração de quem o enxerga sem revelar a complexidade por trás de sua criação.
Inscreva-se em nossa newsletter

Stay up to date with our newest collections, latest deals and special offers! We announce new collection every three weeks so be sure to stay in touch to catch the hottest pieces for you.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.