September 15, 2022
Como usar cores na decoração sem errar

O estilo minimalista está em alta e é sempre uma boa opção na hora de pensar no design de interiores. Porém, o uso das cores na decoração tem ganhado cada vez mais força nos últimos tempos.

O estilo minimalista está em alta e é sempre uma boa opção na hora de pensar no design de interiores. Porém, o uso das cores na decoração tem ganhado cada vez mais força nos últimos tempos.

Elas transmitem diversos tipos de sentimentos. Isso vale para a moda, maquiagem, design… E é claro que a arquitetura não ia ficar de fora!

Muita gente tem medo de errar na hora de escolher a paleta do projeto. São muitos tons disponíveis e, ainda, vem aquela dúvida: será que vai combinar? Será que vai transmitir o que eu quero? Se você se identifica com essa situação, fique tranquilo: eu estou aqui para te ajudar! 

Primeiramente, vamos falar sobre os diferentes tons. Entendendo este contexto, fica mais fácil dar o primeiro passo. 

Cores neutras

Estas são indicadas para compor a base das decorações e ambientes. Alguns exemplos são: branco, bege, preto, marrom e suas variações.

Cores frias

Azul, verde, roxo, lilás, cinza… Os tons frios transmitem a sensação de leveza, calmaria e conforto, além de ampliarem os seus espaços. Por isso, são recomendadas em cômodos de repouso e descanso, como o quarto, por exemplo.

Cores quentes

Os tons mais quentes passam uma energia vibrante, calorosa e solar. Assim, ajudam a dar mais ânimo e, por isso, são indicadas para ambientes com mais atividade e circulação, como corredores, escritórios e salas. São elas: vermelho, amarelo, laranja, rosa e suas derivações.

Agora que você já tem uma noção sobre os diferentes tipos e as suas respectivas funcionalidades, vamos às dicas sobre como usá-las na decoração sem errar.

Regra 60/30/10

Essa é uma regra de proporção para a aplicação de cores sem exageros. Para dar o pontapé inicial nisso, divida-as da seguinte maneira:

  • 60% do ambiente deve ter uma cor dominante e mais neutra;
  • 30% para um tom secundário;
  • 10% para uma mais viva.

Na prática, a maior porção deve corresponder às paredes do cômodo, os 30% podem ser aplicados aos estofados e móveis e, por último, os 10% para os acessórios e pequenos objetos. Com isso, é possível ter um espaço com mais harmonia e sem poluição visual!

Círculo cromático

Para quem não sabe, existe uma "organização" das cores, chamada de círculo cromático. Com ele, você pode analisar a composição, a saturação e luz dos diferentes tons, facilitando a visualização e possíveis combinações.

O desenho conta com cores primárias (azul, vermelho e amarelo); secundárias (laranja, roxo e verde) e terciárias, que são a mistura das cores secundárias.

 Na hora de escolher a paleta para o seu projeto, contar com a ajuda de um círculo cromático pode colaborar com a sua decisão! 

Ainda sobre isso, é importante que você saiba que as cores complementares são aquelas que estão em lados opostos; já as correspondentes são as que estão lado a lado (o famoso tom sobre tom). Ambas estas misturas podem te ajudar na escolha final.

Inspire-se

Se você nunca criou uma pasta com imagens de referência, então te aconselho a fazer isso agora mesmo! Visualizar ideias que se pareçam com o que você deseja com certeza vai te dar novas perspectivas para o seu próprio projeto. 

Contrate um arquiteto

Contar com a ajuda de um profissional que saiba como transmitir as suas ideias e sentimentos é a melhor forma de concretizar o seu sonho! Aqui no Studio de Paula, nós trabalhamos com projetos personalizados, únicos e atemporais, baseados na essência, valores e memórias afetivas. Venha viver essa experiência! 

Entre em contato e vamos conversar! 

+55 41 99964-5744 

Texto por: Camila Rodrigues

News
Conheça o tropicalismo: estilo arquitetônico que tem tudo a ver com o Brasil!

De todos os tipos de arquitetura, a tropical é a que mais combina com o Brasil!
News
Como usar rosa no ambiente sem ficar brega? Confira as dicas!

Se tem uma cor que está em alta em 2022, com certeza é o rosa!
Inscreva-se em nossa newsletter

Stay up to date with our newest collections, latest deals and special offers! We announce new collection every three weeks so be sure to stay in touch to catch the hottest pieces for you.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.