November 15, 2022
Conheça o tropicalismo: estilo arquitetônico que tem tudo a ver com o Brasil!

De todos os tipos de arquitetura, a tropical é a que mais combina com o Brasil!

De todos os tipos de arquitetura, a tropical é a que mais combina com o Brasil! O nosso clima, o comportamento descontraído e a proximidade com a natureza são fatores perfeitos para despertar ainda mais experiências sensoriais em ambientes com esse tipo de projeto. 

Nesta área onde o clima é mais quente, vive cerca de 50% da população mundial. Além disso, ela também detém 70% das florestas que ajudam a conter o aumento das emissões de CO2 na atmosfera.

O tropicalismo é repleto de elementos naturais e geralmente aparece em construções de pé direito alto, que trazem a sensação de grandeza. Ele tem características que remetem à fauna brasileira, mas que também harmonizam com espaços urbanos.

Como incluir o tropicalismo no meu projeto de interiores? 

Em espaços externos, você pode ter plantas como coqueiro, bambu, palmeira, samambaia, entre outras, além de pedras, palha, rattan, vime, fibras e elementos em madeira.  

Já na parte interna, aposte nos tons terrosos e nas cores quentes! Eles criam um ambiente confortável e aconchegante, principalmente quando o projeto valoriza a iluminação e a ventilação do local. Além disso, a utilização de estampas que remetem à natureza (nos papéis de parede, por exemplo) dão um toque super especial! 

Incluir objetos artesanais e peças com design brasileiro trazem ainda mais tropicalidade para o seu espaço: quadros, esculturas, vasos e decoração com macramê são uma boa pedida!

E na arquitetura, como ele pode aparecer? 

Para além da decoração, o estilo tropical também pode estar presente na edificação do ambiente. Afinal, seja em projetos residenciais ou comerciais, é necessário considerar atributos como o espaço, o clima, a temperatura, entre outros.

No Brasil temos verões muito quentes e chuvosos e invernos bem secos. Por esse motivo, é necessário proteger as áreas internas e externas. A projeção de beirais e calhas são só algumas das possibilidades.

O ideal é tentar gerar sombra e priorizar a ventilação cruzada, para que o calor não seja tão intenso. Para isso, a posição da construção é essencial. Em algumas regiões, elevar o terreno pode evitar alagamentos se faz necessário. Também é interessante considerar o uso de materiais adequados como o porcelanato - que é uma cerâmica fria e resistente à água.

E já que estamos em um ambiente com condições favoráveis, por que não ter uma casa sustentável? A alta incidência solar, por exemplo, pode ser uma boa fonte de energia limpa. Já a abundância das chuvas é capaz de encher reservatórios para descarga e irrigação de plantas.

E aí, gostou desse estilo? Utilizaria ele na sua casa ou comércio?

No Studio de Paula oferecemos serviços de consultoria, execução, acompanhamento, assessoria e gerenciamento para qualquer tipo de obra.

Conte com a gente na missão de desenvolver um ambiente incrível e aconchegante!

Fale conosco:

https://beacons.ai/andreadepaulaarquiteta 

(41) 99964-5744

News
Como usar rosa no ambiente sem ficar brega? Confira as dicas!

Se tem uma cor que está em alta em 2022, com certeza é o rosa!
News
Como usar cores na decoração sem errar

O estilo minimalista está em alta e é sempre uma boa opção na hora de pensar no design de interiores. Porém, o uso das cores na decoração tem ganhado cada vez mais força nos últimos tempos.
Inscreva-se em nossa newsletter

Stay up to date with our newest collections, latest deals and special offers! We announce new collection every three weeks so be sure to stay in touch to catch the hottest pieces for you.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.