De todos os tipos de arquitetura, a tropical é a que mais combina com o Brasil! O nosso clima, o comportamento descontraído e a proximidade com a natureza são fatores perfeitos para despertar ainda mais experiências sensoriais em ambientes com esse tipo de projeto.
Nesta área onde o clima é mais quente, vive cerca de 50% da população mundial. Além disso, ela também detém 70% das florestas que ajudam a conter o aumento das emissões de CO2 na atmosfera.
O tropicalismo é repleto de elementos naturais e geralmente aparece em construções de pé direito alto, que trazem a sensação de grandeza. Ele tem características que remetem à fauna brasileira, mas que também harmonizam com espaços urbanos.
Como incluir o tropicalismo no meu projeto de interiores?
Em espaços externos, você pode ter plantas como coqueiro, bambu, palmeira, samambaia, entre outras, além de pedras, palha, rattan, vime, fibras e elementos em madeira.
Já na parte interna, aposte nos tons terrosos e nas cores quentes! Eles criam um ambiente confortável e aconchegante, principalmente quando o projeto valoriza a iluminação e a ventilação do local. Além disso, a utilização de estampas que remetem à natureza (nos papéis de parede, por exemplo) dão um toque super especial!
Incluir objetos artesanais e peças com design brasileiro trazem ainda mais tropicalidade para o seu espaço: quadros, esculturas, vasos e decoração com macramê são uma boa pedida!
E na arquitetura, como ele pode aparecer?
Para além da decoração, o estilo tropical também pode estar presente na edificação do ambiente. Afinal, seja em projetos residenciais ou comerciais, é necessário considerar atributos como o espaço, o clima, a temperatura, entre outros.
No Brasil temos verões muito quentes e chuvosos e invernos bem secos. Por esse motivo, é necessário proteger as áreas internas e externas. A projeção de beirais e calhas são só algumas das possibilidades.
O ideal é tentar gerar sombra e priorizar a ventilação cruzada, para que o calor não seja tão intenso. Para isso, a posição da construção é essencial. Em algumas regiões, elevar o terreno pode evitar alagamentos se faz necessário. Também é interessante considerar o uso de materiais adequados como o porcelanato - que é uma cerâmica fria e resistente à água.
E já que estamos em um ambiente com condições favoráveis, por que não ter uma casa sustentável? A alta incidência solar, por exemplo, pode ser uma boa fonte de energia limpa. Já a abundância das chuvas é capaz de encher reservatórios para descarga e irrigação de plantas.
E aí, gostou desse estilo? Utilizaria ele na sua casa ou comércio?
No Studio de Paula oferecemos serviços de consultoria, execução, acompanhamento, assessoria e gerenciamento para qualquer tipo de obra.
Conte com a gente na missão de desenvolver um ambiente incrível e aconchegante!
Fale conosco:
https://beacons.ai/andreadepaulaarquiteta
(41) 99964-5744
Fique por dentro de todas as novidades e tendências do universo da arquitetura!
Desenvolvido por MAVERICK 360