BLOG

Soluções arquitetônicas que você não vê, mas o seu bem-estar percebe

Algumas das soluções mais valiosas que a arquitetura e o design de interiores proporcionam são aquelas que menos chamam a atenção. 

Não é na escolha do sofá, na combinação de cores ou na aplicação dos revestimentos que a visão de um arquiteto se mostra mais indispensável. Na verdade, o trabalho mais precioso dessa área é o layout que foca no bem-estar. Aquilo que é essencial para o dia a dia de quem vai viver naquele espaço: ergonomia, fluxo e funcionalidade.

O melhor projeto de arquitetura é aquele que é criado pensando na qualidade de vida de quem vai habitar aquele ambiente desde o primeiro momento. Para isso, é preciso tomar decisões estratégicas e evitar erros comuns. Confira:

Ergonomia em casa ou no espaço comercial

Tanto em projetos residenciais quanto corporativos, a ergonomia está presente em tudo que contribui para o conforto na relação entre o corpo e o espaço ao seu redor. Ou seja, na largura das portas e dos corredores, na distância entre móveis, na posição de tomadas e interruptores, na inclinação de assentos, entre outros.

Estamos acostumados a pensar na ergonomia do trabalho, mas ela também deve ser visada dentro de casa. Em especial nos ambientes de serviços, como a cozinha e a lavanderia. Um dos erros mais recorrentes nesse aspecto são bancadas muito altas ou muito baixas para o apoio da cozinha, por exemplo.

Outro ponto importante para garantir conforto ergonômico é a iluminação e ventilação. É preciso considerar a luz ideal para cada ambiente, visando produtividade e redução de estresse, além de proporcionar boa circulação de ar, para evitar problemas respiratórios e aparecimento de bolor.

Fluxo e circulação dão vida ao lar

Um bom fluxo é o que permite que a vida aconteça dentro de uma casa ou espaço comercial. Para isso, é fundamental considerar uma circulação fluída, sem obstáculos e com fácil acesso aos cômodos e salas.

Corredores estreitos, móveis bloqueando passagens e assentos que não consideram o espaço necessário para sentar, são exemplos de elementos em um projeto que não foi planejado para o bem-estar.

Funcionalidade no projeto arquitetônico

Ainda, há o cuidado com o funcionamento dos ambientes e com a capacidade que eles têm de facilitar o dia a dia. Mais do que um design de interiores bonito e sofisticado, um bom projeto precisa ter um layout funcional.

É comum ver cozinha sem pontos de apoio, quartos sem armários para armazenamento, janelas mal posicionadas ou estantes altas demais para serem acessadas. Todas essas são decisões arquitetônicas ruins que dificultam muito a rotina.

Arquitetura para as pessoas

Para contar com todas essas “soluções invisíveis”, é preciso ter o apoio de um time de profissionais qualificados e especialistas em criar ambientes inteligentes, estratégicos e planejados para muito além da foto.

No Studio de Paula, acreditamos que mais importante do que o espaço são as pessoas que vão habitá-lo. Por isso, unimos beleza e funcionalidade em projetos que têm a ergonomia, o fluxo e o conforto como prioridades.

Confira o nosso portfólio e entre em contato para começar o seu projeto!

BLOG

Fique por dentro de todas as novidades e tendências do universo da arquitetura!

Fique por dentro de todas as novidades e tendências do universo da arquitetura!