16/10/2023
Despertando os sentidos: entenda o uso do design sensorial na decoração de interiores

Você já ouviu falar em design sensorial? Este é um conceito que vem ganhando destaque na área de arquitetura e decoração, pois se propõe a estimular e satisfazer os sentidos humanos através de recursos criativos aplicados aos ambientes. 

Você já ouviu falar em design sensorial? Este é um conceito que vem ganhando destaque na área de arquitetura e decoração, pois se propõe a estimular e satisfazer os sentidos humanos através de recursos criativos aplicados aos ambientes. 

O design sensorial vai além dos cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) e explora percepções sensoriais mais complexas, proporcionando experiências únicas em cada espaço.

Para explicar melhor, trouxemos algumas dicas de como decorar espaços com o objetivo de despertar estas vivências. 

Visão: a arte da iluminação e cores

A visão é o sentido mais explorado na decoração de interiores. A forma como um ambiente é iluminado desempenha um papel fundamental na experiência sensorial das pessoas. 

A luz pode criar diferentes atmosferas, desde aconchegantes e relaxantes até modernas e vibrantes. A seleção entre quente e fria deve ser feita considerando o propósito do espaço e as sensações que se deseja transmitir.

  • Luz quente: oferece conforto e elegância, mantendo as cores naturais e proporcionando bem-estar visual.
  • Luz fria: ideal para ambientes que requerem maior luminosidade, reduzindo a sonolência e realçando contrastes.

Audição: sons que encantam

A audição também é fundamental para o conceito de design sensorial. Afinal, os sons podem influenciar nosso humor e bem-estar. A escolha entre um ambiente barulhento ou sereno também afeta nossa qualidade de vida. 

Elementos como sinos dos ventos e fontes de água conseguem ser incorporados à decoração para criar uma atmosfera relaxante e harmoniosa. Já se você gosta de ouvir música sempre que possível, invista em um sistema de som integrado.

Olfato: memórias e sensações

Já aconteceu de você chegar em um lugar, sentir um cheiro familiar e imediatamente ser atingido por uma sensação de acolhimento? O olfato é um sentido poderoso capaz de evocar lembranças, momentos, pessoas, lugares.

Para ambientes mais reservados, como o quarto, aposte em aromatizadores de tomada ou velas que, além de garantirem um aroma agradável, também criam um clima mais intimista. Para espaços como a sala ou o escritório, invista em sprays, eles são mais práticos para o dia a dia.

Sistema háptico: o toque que conforta

O sistema háptico inclui o sentido do tato, as sensações produzidas através do toque. É relevante escolher móveis e materiais que proporcionem conforto quando estão em contato com o corpo, levando em consideração o clima da região. 

Tapetes felpudos e aquecimento por calefação em locais frios, por exemplo, são uma ótima maneira de oferecer uma experiência tátil.

Sistema básico de orientação: o equilíbrio no espaço

Este sistema está relacionado à nossa postura vertical, sensação de zona e estabilidade. Colocar pisos irregulares em uma área externa antes de chegar até um jardim, por exemplo, força a pessoa a olhar para baixo para prestar atenção em onde está pisando. Quando chega ao jardim, ela já está curiosa para saber o que tem depois daquele piso e, então, é impactada pela linda vista das flores.

Em resumo, o design sensorial é uma abordagem inovadora que leva em consideração vários dos nossos sentidos para criar espaços que não apenas sejam visualmente atraentes, mas também envolventes e memoráveis. 

Ao explorar a ideia de que a decoração pode revelar tantas sensações, é possível criar espaços que despertam emoções e proporcionam bem-estar a todos que nele convivem.

Clique aqui e conheça o Studio de Paula.

*Texto por: Ana Paula Ferreira

News
A elegância da cor greige na decoração: como usar e combinar com estilo?

Se você está em busca de uma cor que transmite suavidade e leveza, o greige pode ser a escolha ideal para a decoração dos seus ambientes.
News
O poder das cores e estampas na decoração: guia completo para harmonizar seu ambiente

Ao decorar um espaço você tem a oportunidade de expressar a sua personalidade. Apesar de proporcionar um leque de possibilidades, a combinação de cores e estampas pode parecer bastante desafiadora.
Inscreva-se em nossa newsletter

Stay up to date with our newest collections, latest deals and special offers! We announce new collection every three weeks so be sure to stay in touch to catch the hottest pieces for you.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.