July 15, 2022
Home office e outras tendências: como a pandemia impactou nos projetos residenciais

Primeiramente, não há como negar: a pandemia mudou as nossas vidas para sempre. Transformou o jeito de consumir, pensar, viver e, principalmente, de morar. 

Primeiramente, não há como negar: a pandemia mudou as nossas vidas para sempre. Transformou o jeito de consumir, pensar, viver e, principalmente, de morar. 

Com o distanciamento social e o home office para muitos profissionais, eles se viram obrigados a transformar os seus lares em ambientes de trabalho. A sala virou escritório, o quarto ficou pequeno, o espaço de lazer acabou deixando de existir… Como essa transformação foi brusca, muitos tiveram que se adaptar e fazer mudanças na rotina. Agora, dois anos depois do início da Covid-19, a maioria das pessoas já se acostumou ao "novo normal". 

Segundo dados de uma pesquisa feita pelo QuintoAndar, 73% dos brasileiros passaram a enxergar suas casas de forma diferente. Ainda, 16,5% decidiram se mudar durante a pandemia. 

É sobre isso que eu vou falar neste texto: como a pandemia impactou nos projetos residenciais? O home office é uma das tendências, mas o que mais virou primordial para viver bem dentro da sua própria casa? Acompanhe!

O crescimento do home office

Como já comentei acima, o home office transformou as nossas vidas para sempre. Mesmo agora, que já temos vacinas e estamos voltando aos poucos a viver "normalmente", muitas empresas aderiram ao formato de trabalho à distância e vão manter isso por um bom tempo. 

Por isso, ter um escritório bem planejado e que garanta o seu conforto enquanto você trabalha é de extrema importância! São diversos detalhes que fazem toda a diferença: desde a altura da mesa até o tipo de iluminação. Tudo precisa ser pensado conforme a sua rotina, afinal, o ambiente em que você está inserido influencia diretamente na sua produtividade e desempenho.

Por isso, é essencial contar com a ajuda de um arquiteto que entenda as suas necessidades e que saiba trazer soluções importantes para o seu projeto. Conte comigo para que isso aconteça!

A inclusão de espaços flexíveis

O quarto que virou escritório, um canto da sala que virou espaço para fazer exercícios… Todos nós tivemos que fazer adaptações. Com isso, surge uma nova tendência: a inclusão de ambientes flexíveis dentro de casa. O ideal, neste caso, é que o arquiteto desenhe o projeto de acordo com as suas atividades, transformando os cômodos com móveis funcionais e planejados, por exemplo. 

A valorização das áreas externas

Estar em contato com o mundo de fora nunca foi tão importante quanto na pandemia. Sorte daqueles que já tinham um jardim, quintal ou varanda para terem um pouco de ar livre! Neste contexto, a valorização das áreas externas tornou-se essencial nos projetos residenciais. Com isso, vemos uma procura cada vez maior por imóveis que tenham quintal, piscina, espaço gourmet, churrasqueira, entre outras opções para curtir o dia "fora" de casa. 

A busca pela inclusão da natureza

Quem aí também comprou pelo menos uma plantinha durante a pandemia? Isso também é uma tendência! A jardinagem virou um hobby para muitos, e não há como negar que as plantas realmente trazem a sensação de bem-estar e tranquilidade. 

O aumento de hortas caseiras também é uma das consequências da pandemia. A verdade é que as plantinhas decorativas e as hortas ajudam até mesmo na saúde mental: parar por alguns minutos para ter contato com a terra e com as folhas é uma atividade tranquila e enérgica. 

Que tal contar com a ajuda de um profissional da arquitetura para proporcionar um projeto residencial perfeito para as suas necessidades? Entre em contato e vamos conversar! 

+55 41 9964-5744 

Texto por: Camila Rodrigues

News
Conheça os tipos de janelas e qual é a escolha ideal para o projeto da sua casa

Quando fazemos uma reforma ou até mesmo um projeto do zero, é necessário pensar em absolutamente todos os detalhes. Um dos itens mais importantes para que o seu ambiente fique bem iluminado e ventilado são as janelas.
News
Arquitetura e decoração: como preparar a casa para o inverno

Junho é o mês que marca a entrada do inverno para os brasileiros e muitas cidades sentem o impacto com mais intensidade do que outras - principalmente aquelas na região Sul do Brasil -, e, para passar pela estação com mais conforto e aconchego, é essencial preparar a casa para as temperaturas mais baixas que vêm por aí.
Inscreva-se em nossa newsletter

Stay up to date with our newest collections, latest deals and special offers! We announce new collection every three weeks so be sure to stay in touch to catch the hottest pieces for you.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.