A porta de entrada é uma das peças-chaves em uma casa, afinal, além de ter como função a segurança e a funcionalidade, também pode unir beleza e transmitir já de cara o seu estilo e personalidade.
Para isso, uma dica interessante é escolher este item combinando com os móveis do ambiente interno e elementos da área externa, como a cor da fachada e o jardim.
Por exemplo, caso o estilo da sua casa seja mais rústico, a porta pode ser de madeira entalhada. Neste contexto, ela oferece mais sofisticação, mas atenção: é válido ponderar também que este material requer manutenções frequentes por ser mais suscetível às mudanças climáticas. É preciso sempre pensar em todos os aspectos envolvidos e não somente no estético.
E para te ajudar nisso, reuni neste texto mais algumas sugestões para você não ter medo na hora da escolha e torná-la muito mais fácil. Vamos lá?
Porta de vidro
Se você procura leveza, beleza e luminosidade, aposte no vidro! Este tipo de material aparece em construções contemporâneas, integrando com muita elegância tanto áreas externas, quanto internas de projetos residenciais.
O uso deste tipo de porta garante mais suavidade na transição visual de uma área para outra, principalmente nas casas que possuem jardins, criando a sensação de que o paisagismo também faz parte da área interna.
Outra dica é que, caso você queira dar um toque diferenciado na decoração, escolha no modelo serigrafado, pois ele possui diversas opções de cores e texturas.
Porta entalhada
Você gosta do estilo clássico e rústico? Se sim, então essa é a opção ideal. Lembra que mencionei isso também lá no início do texto? Agora vou te detalhar melhor o porquê.
A porta entalhada é feita geralmente em madeira maciça e deixa a sua entrada ainda mais bonita e elegante. Além disso, pode ser completamente personalizada e feita sob encomenda em marcenarias com alto padrão de qualidade.
Outro diferencial do modelo maciço, é que ele promove um ótimo isolamento térmico, o que o torna ideal para casas em grandes centros urbanos.
No entanto, é importante lembrar que as portas de madeiras precisam de um tratamento adequado com produtos que as protejam de cupins, além, é claro, de fazer a impermeabilização com verniz, garantindo a durabilidade contra a água da chuva e dos raios solares (mesmo com o material maciço, mais resistente que os outros tipos de madeira).
Linda não é?!
Porta pivotante
Este modelo traz um aspecto de luxo, beleza e exuberância aos projetos. Geralmente essas portas são produzidas em madeira, aço e vidro e possuem a característica de serem peças grandes, lisas e com um acabamento impecável, por isso, são as favoritas na escolha para projetos contemporâneos.
O nome “pivotante” vem do seu mecanismo de abertura, que é feito por meio de pivôs (ou pinos) instalados na parte inferior e superior da porta na mesma direção, garantindo mais leveza e discrição, devido a isso, o ambiente ganha um ar mais “clean” e sem interferências visuais exageradas.
Porta dupla
Se você deseja levar um ar mais tradicional e clássico à entrada da sua casa, aposte nas portas duplas!
Esse modelo pode garantir mais iluminação natural aos ambientes internos quando estão abertas e, com isso, trazem a amplitude e o conforto de uma casa bem arejada. Elas podem ser fabricadas totalmente em madeira maciça, mas também são muito famosas em estilo francês, com a presença de vidro em sua estrutura.
Gostou de saber mais sobre o assunto?
Conte com o Studio de Paula para fazer do zero o projeto arquitetônico, de obra ou reforma ideal para a sua casa. Queremos que você tenha uma experiência de se encontrar em todos os detalhes escolhidos na decoração do seu lar. Entre em contato e vamos conversar:
+55 41 9964-5744
Texto por: Queila Lazo.
Fique por dentro de todas as novidades e tendências do universo da arquitetura!
Desenvolvido por MAVERICK 360