Arquiteta e Urbanista, formada em 1985 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Andréa de Paula iniciou sua carreira em Blumenau (SC), onde trabalhou por oito anos em sociedade com engenheiros desenvolvendo projetos arquitetônicos e de decoração de interiores, além de executar suas próprias obras.
Em 1993 mudou-se para Curitiba (PR) e começou sua jornada trabalhando em construtoras, inclusive na antiga Construtora Encol, onde era responsável pela área de personalização, controle de qualidade e o lançamento dos novos empreendimentos na região sul do país.
Em 1995 iniciou sua fase empreendedora de maneira autônoma e, em 2003, inaugurou o Studio de Paula Arquitetura & Interiores, atuando, principalmente, nas áreas residencial, comercial e corporativa.
Com 40 anos de experiência, Andréa está sempre em busca de aprimoramento profissional por meio da participação em exposições, palestras, workshops e feiras. Além disso, viajar também é algo que a inspira a conhecer novas referências e tendências de mercado.
Quando foi fundado, o Studio de Paula atuou, a princípio, como um escritório de projetos de arquitetura com ênfase na decoração de interiores. No entanto, para além de escolher cores ou materiais que iriam compor um espaço, Andréa passou a entender que os projetos arquitetônicos e de interiores precisam andar juntos, interior e exterior precisam estar alinhados.
Por exemplo, antes de distribuir o mobiliário no interior da residência é importante fazer um estudo da insolação externa, não se pode cobrir uma parede com armário em uma fachada onde o sol é mais intenso durante a maior parte do dia. Ambientes sem sol e iluminação precária podem afetar a saúde física, mas principalmente a saúde mental. Existem estudos que mostram que a falta de luz solar em ambientes de longa permanência pode causar sérios problemas psicológicos como falta de disposição, perda de produtividade e até depressão. O sol trás saudabilidade, conforto térmico e interfere na qualidade de vida das pessoas. Sua luz aquece, higieniza, ilumina, traz vida, tornando o espaço muito mais agradável e agregando conforto ao ambiente. Ao passo que um ambiente sem luz solar se torna sombrio, úmido e triste.
A interação entre a arquitetura e o bem-estar do ser humano no cotidiano das pessoas vai além da função estética, ela influencia diretamente na experiência e no bem-estar das pessoas que habitam os espaços construídos.
Esses aspectos têm sido cada vez mais estudados e atualmente já existem metodologias baseada nos elementos físicos encontrados nos espaços que mostram evidências científicas sobre o impacto que causam no comportamento do ser humano:
Esses estudos validaram ainda mais a percepção da arquiteta na busca do projeto que melhor atenderá a demanda do cliente. Portanto, projeto de arquitetura e projeto de decoração de interiores se completam e se misturam em suas abordagens.
Quanto ao estilo a ser adotado, seguimos o ESTILO DO CLIENTE, onde desenvolvemos a habilidade de perceber suas necessidades e estilo de vida. A moradia tem que ser o reflexo do dono, na essência de cada um, em seus valores e suas memórias afetivas. O estilo é de quem vai viver naquele ambiente, não tem relação com a tendência do momento e muito menos com o estilo do arquiteto, precisa atender os aspectos humanos de quem vai habitar, este é o principal diferencial do Studio de Paula.
Desenvolvido por MAVERICK 360